• Dos Afros Pro Mundo

Será que eu sou racista ?

Você já se fez essa pergunta ? Aprenda aqui o que é racismo e saiba se você é ou não racista.

Uma grande parcela da população acredita que racismo é injúrias, ofensas, xingamentos proferidas a características físicas da população negra, como falar do cabelo, nariz, cor de pele, ou comparação com animais (como chamar de macaco). Isso também é racismo, mas são só manifestações de algo muito mais profundo, é só a ponta do iceberg, existe toda uma camada enorme embaixo que muitos não conseguem enxergar, mas que está lá. Você também achava que racismo era só isso? Então vamos lá aprender o que é racismo e saber se você é racista? tãn tãn tãn tãn...


PARA TUDO!!! Mas antes de entender racismo precisamos entender 2 conceitos, a diferença entre preconceito e discriminação.


O que é Preconceito ? É um julgamento sem conhecimento de causa, a exemplo de estereótipos,no qual limita pessoas quanto a aparência, naturalidade e comportamento. E o que é discriminação ? É um ato de poder, é o ato de diferenciar, de tratar pessoas de modo diferente por diversos motivos, e é necessário que haja poder envolvido, discriminar é separar.


Agora finalmente vamos lá, o que é Racismo ? Racismo, envolve discriminação e envolve preconceito, mas além disso um sistema estrutural, que beneficia certos grupos em detrimento de outros, ou seja vantagens sociais e sistêmicas, no caso do Brasil, Estados Unidos e outros países, o racismo afeta a população negra diretamente e privilegia a população branca.


Racismo vêm de um processo histórico e político. Racismo é uma relação de poder, e todo racismo é estrutural, pois depende de estruturas sociais para que a discriminação continue sendo sistêmica, assim precisa de mecanismo estatais, ideológicos, jurídicos e econômicos. Racismo estrutural precisa de uma estrutura e por isso precisa das instituições que funcionam dentro da estrutura, assim reproduzindo as estruturas sociais dentro das instituições, o que chamamos de Racismo Institucional. Boa parte acredita que a pessoa racista parte de uma ação individualista, ou é alguém consciente dos atos ou alguém que não possui racionalidade(problema comportamental), a maioria acredita no segundo. Mas é muito superficial colocar a responsabilidade apenas no indivíduo e não entender que existe uma estrutura que dá condições de esse indivíduo chegar em determinados espaços.


Tá falei muito mas não expliquei ainda como saber se você é racista né? Levando em consideração tudo acima. Se você é uma pessoa branca, você tem altas chances de ser racista, para Lia Vainer Schucman, doutora em Psicologia pela USP “Quase toda pessoa branca é racista, mesmo que não queira” , e segundo o professor Ted Thornhill, qualquer pessoa pode ter preconceitos raciais, mas o racismo é diferente do preconceito. "Só os brancos podem ser racistas, porque somente eles construíram um sistema que os permite gozar de vantagens na sociedade", afirma o professor.


Então vamos lá, levando em consideração que você entendeu tudo que foi falado anteriormente, vou listar 10 pontos que o sensor de racista pode apitar para você.


1. “Não se incomoda e nem percebe a ausência de negros nos ambientes que frequenta ou em espaços de poder, nas universidades, na política, na mídia, entre outros. ” Se você nunca nem se quer se perguntou e nem percebeu a ausência de negros nesses espaços, o radar sensor de racista apitou para você.


2. “No feed do meu instagram e outras redes sociais só têm pessoas brancas ou é a grande maioria.” Para tudo, num país onde 56% da população negra você só tem amigos brancos, têm alguma coisa errada aí hein. Pí Pí Pí Pí Pí…


3. Se tem medo de roubo e atravessa a rua ao ver uma pessoa negra, nem preciso comentar o quanto racista é essa atitude né?


4. Se você é daquelas pessoas que acham que toda mulher negra sabe sambar e todo homem negro tem o P** grande, você está reproduzindo um estereótipo racista.


5. Você é daquelas pessoas que quando vê um cabelo afro surge uma vozinha no fundo da mente doido pra perguntar se pode tocar no cabelo? Essa vozinha é a voz do diabinho racista viu.


6. Se você fica toda hora interrompendo a fala de alguém, ou quer corrigir, ou quer sempre acrescentar algo mais brilhante para parecer mais inteligente, e se ainda por cima você costuma fazer isso mais com pessoas negras, temos aí um diagnóstico de superego “branco”, vá se tratar viu?


7. Você é daqueles que fala que que somos todos humanos ? Chega cansa! Chuva de apito pra você PI PI PI PI PI PI ….

8. Você continua consumindo de marcas racistas? hum…quem compactua com marca racista, racista é!


9. Se você acha que Cotas é injusto e que não são uma resposta há desigualdade, só tenho uma coisa pra dizer, cotas já é lei, então nem vou perder tempo falando disso né ? Pi Pi Pi Pi…


10. Se você acredita em Racismo Reverso, acho que você é daqueles que acha que a terra é Plana ou que existe máquina do tempo né? ou que existe o mundo de Harry Potter ou sei lá o que mais. Chuva de apito pra você. Pi Pi Pi Pi…



Calma! Se você se identificou com muitas desses pontos, têm uma solução pra você além de claro tentar desaprender, é ser anti-racista, sabe o que é isso? Nos acompanhe por aqui, siga a gente nas redes sociais, a aprenda mais sobre questões sócio-raciais, isso já vai ser um grande passo. Breve vamos divulgar mais conteúdo para você.


Abraços!


29 views

JOIN THE MOVEMENT!

 Get the Latest News & Updates

Contact Us

Get in touch, take your questions or learn how to be part of our team.

ADDRESS

PHONE

São Paulo, Brazil.

+5571996694618

EMAIL

  • Facebook logo
  • Twitter logo

© 2020 by Yan Ragede. Proudly created with Wix.com